23 junho 2013

Dicas Para Escrever Fanfic: Parte 2.


Post atualizado em 02/05/15.


Oi vocês! Tudo bem com vocês? Espero que sim!

Lembram do meu post anterior? Então, eu dei cinco dicas para ajudar vocês a terem a ideia do roteiro para escrever uma fanfic. Hoje eu trago mais dicas, só que desta vez, elas são sobre o português. 

Complexo, não? Creio que vocês entenderão melhor ao decorrer do post. Então, sem mais delongas, vamos lá!


Gostaria de deixar claro que eu não sou professora de português ou algo do tipo, ao contrario. Sou péssima em português, mas dou o meu melhor na hora de escrever. Se tem uma coisa que me irrita muito, são os frequentes erros de português que a maioria já cometeu ou comete.Vou citar alguns e eu sei que provavelmente algumas pessoas já viram em algum lugar.

Eu fiz algumas pesquisas e vou TENTAR ajudar vocês que cometem esse erro. Tentar, pois como eu já disse, sou péssima em português.

1. Mas e Mais.

Mas: é uma conjunção adversativa. É usada para dar ideia de oposição entre duas orações.


Ex: Ela disse que viria, mas, com certeza, teve um imprevisto. 

Mais: é um adverbio de intensidade.

Ex: Você precisa se esforçar mais. 


2. Por que, Porque, Por quê e Porquê. (Isso foi retirado do meu caderno de português, ok?)

Por que: é usado em perguntas diretas e indiretas.


Ex: Por que você não saiu?

Porque: é usado em respostas.

Ex: Eu não sai porque meus pais não deixaram.


Por quê: é usado em pergunta direta, em final de frase.

Ex: Vocês não saíram ontem? Por quê?


Porquê: é substantivo e tem significado de “o motivo”,  “a razão”

Ex: Diga-me um porquê para não fazer o que devo.

Entenderam?

3. Evite a repetição de palavras em excesso. 

Isso geralmente acontece em fanfics que são narradas em terceira pessoa. Muitas vezes, acabamos repetindo palavras em excesso, tornando a leitura massante, entediante e, até mesmo confusa.

Vou usar como exemplo ele e ela.

Ex: Ele foi se aproximando de Ashley, então já tendo em mente o que aconteceria à seguir, ela fechou os olhos. Ele fez o mesmo. Em fracão de segundos, suas respirações tornaram-se apenas uma. Ele aproximou mais seus lábios dos dela, tocando-os levemente...

Cansativo, não? Agora vamos utilizar outros recursos para melhorar um pouquinhos isso. 


Ex: Tom foi se aproximando de Ashley, então já tendo em mente o que aconteceria à seguir, a mesma fechou os olhos. O garoto fez o mesmo. Em fracão de segundos, suas respirações tornaram-se apenas uma. Tom aproximou mais seus lábios até que os mesmos pudessem tocar levemente os de Ashley...

O que eu quero dizer é: Não é necessário repetir uma palavra mil vezes. Utilizem conjunções, palavras com significado parecidos, mudem as formas de tratamento e tudo mais. Garanto que fica bem mais agradável.


Bom, por hoje é só. Espero ter ajudado quem precisava de uma ajudinha com isso tudo, e lembrem-se: Qualquer dúvida, é só comentar.

Beijinhos, até mais.

Um comentário:

  1. Ameiii as dicas, me ajudou muito a terminar minha fanfic.
    Ashley

    ResponderExcluir