29 junho 2013

Como Scriptar Fanfic.


Post atualizado em 02/05/15.

Ola vocês! Tudo bem com vocês? Espero que sim!

Lembram que quando eu postei a primeira parte das dicas de como escrever fanfic eu disse que no final das dicas teria um tutorial de como scriptar uma fanfic? Então, aqui está ele.

Para quem não sabe, script são os códigos que deixam uma fanfic interativa. Fanfic interativa é aquela fanfic onde aparecem um monte de caixas de diálogos, nas quais você coloca seu nome, nome de uma amiga, nome do boymagia, etc... E automaticamente você está fazendo parte da historia.

Não digo que  vai ser fácil, vocês só precisar ter um pouco de atenção, apenas.

Vamos lá?

OBS: Créditos à FFOBS


O tutorial que eu vou passar aqui é de como colocar uma fanfic interativa no Tumblr, então, você tem duas opções. Crie uma nova conta no Tumblr ou crie um novo blog (print).


Feito isso, vamos customiza-lo!

Primeiramente, vá em Editar HTML.


Vai aparecer uma pagina cheia de códigos, selecione TUDO e apague. Quando não tiver mais nada, cole o seguinte código:

<HTML>
<HEAD>
Se você quiser colocar uma capa para sua fanfic, siga os seguintes passos:
  • Crie sua capa, ou se preferir, pode utilizar alguma imagem que você tenha salva em seu computador ( o que eu particularmente acho eca).
  • Va ate o photobucket e faça uma conta.
  • Faca o upload de sua imagem no site.
  • Clique no seu álbum e depois clique na imagem que você quer que seja sua capa.
  • Ao lado de sua imagem terá uma caixa com vários códigos (print), clique sobre a do HTML.
  • Se você colocar uma imagem de capa, terá que adicionar <center> logo abaixo de <HTML><HEAD>.
  • Depois disso, cole o código da foto em baixo de <center>. Após adicionar o código,não se esqueça de colocar </center>.
Colocando titulo e autor:

Depois de colocar o código,vvamos colocar um titulo e autor para sua fanfic.

Copie e cole o código à seguir:

<center><b>Nome Da Sua Fanfic- Nome Da Autora</b></center><br><br>
Substitua Nome Da Sua Fanfic pelo nome de sua fanfic (obvio, né?) e, Nome Da Autora pelo nome de quem escreve a fanfic,cno caso, o seu.

Finalmente, o script.

Agora é hora de, finalmente, começar a scriptar sua fanfic.

Você pode colocar alertas do tipo: "Bem vindas(os) à minha primeira fanfic.", "Espero que gostem", "Não se esqueçam de comentar", e etc... Mas para isso, você ira precisar do código:

<script language="JavaScript"> alert("Bem vindos a minha primeira fanfic.");</script>
E para as perguntas, você ira precisar deste outro código:

(NOME) = prompt("Qual seu nome,dear?","")</script>
São esses códigos que você irá colocar no HTML antes de tudo.

Lembre-se de substituir Bem vindos a minha primeira fanfic. por sua mensagem. Você pode adicionar quantos alertas quiser, só não encham suas fanfics de alertas, grata.

Lembre-se também de substituir (NOME) pelo nome de seus personagens.

O código de perguntas, você ira utiliza-lo para todos os personagens que você deseja que sejam interativos.

Ficara mais ou menos assim:


(não reparem nas perguntas, okay?)

Feito isso, sua fanfic já estará "abrigada" no Tumblr.

Mas apenas isso não é suficiente para deixar sua fanfic interativa. Você terá que substituir todos os nomes, sobrenomes, apelidos, enfim:Tudo o que você quer que seja interativo. Para isso, eu utilizo o bloco de notas, e, vou ensinar à vocês como fazer isso da forma mais fácil do mundo.

Com o capitulo de sua fanfic já pronto, (não importa onde você escreveu, se foi no word, no bloco de notas mesmo... Não importa!), copie-o e cole no bloco de notas.

De CTRL+H no seu teclado e substitua cada nome de cada personagem que você quer que seja interativo (aqueles que você usou para fazer as perguntas) por esse código:
<script>document.write(NOME)</script>
Substitua NOME pelo nome de seu personagem, porém não tire os parenteses. (print)


Recomendo que cliquem em Diferenciar maiúsculas de minusculas pois, às vezes, o script confunde algumas palavras com alguns nomes. 

Clique em Substituir tudo. Repita esse processo ate que você tenha substituído todos os personagens interativos.

Lembre-se que você tem que substituir apenas os personagens que você quer que seja interativo, e, todos os nomes que você substituir deverá ser equivalente às perguntas.

Feito isso, adicione <br> no final de cada paragrafo, para que não fique tudo embolado. Para um espaço maior, adicione <br><br> no final do paragrafo. 

Pronto, basta apenas copiar sua fanfic (ctrl+a para selecionar tudo | ctrl+c para copiar | ctrl+v para colar) colar no Tumblr e salvar.

Não disse que seria fácil, mas também não disse que seria impossível.

Qualquer duvida, problemas... Falem comigo, tentarei ajudar.

Espero ter ajudado, por hoje é só!
Beijos, até mais.

11 comentários:

  1. obrigada!! nossa, eu estava tentando faz um tempão e só consegui agora por causa desse tutorial; obrigada mesmo <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. De nada amr,fico feliz em ter ajudado & qualquer duvida é só perguntar <3

      Excluir
  2. Oi, poderia me dizer como colocar uma caixa de comentários para as pessoas comentarem o que acharam da fanfic? Eu estou tentando á muito tempo acrescentar isso no html da minha fic interativa, mas não consigo :p

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fiz esse tutorial para você,flor http://suellencomn-fanfic1d.blogspot.com.br/2013/09/como-colocar-caixa-de-comentarios-em.html espero ter ajudado!

      Excluir
  3. Nooossa, faz anos que eu tento colocar uma fanfic no tumblr, já visitei MUUUITOS sites de tutoriais, mas nunca dava certo! Esse tutorial me ajudou bastante! :D

    ResponderExcluir
  4. Poxa, queria que o tutorial servisse em blog, por que eu queria fazer uma fic interativa lá :/ , mas, mesmo assim, ótimo tutorial ^^

    ResponderExcluir
  5. Heey tem como colocar tipo no blogspot? tipo eu consigo colocar as caixas de dialogo perguntando,mas na hora de escrever o texto e aparecer aquele nome eu não consigo colocar...

    ai começa a fanfic

    Era uma vez uma menina que se chamava [ai eu queria que nessa parte aparece-se o nome da pessoa]

    Será que você consegue me ajudar?se você não conseguir,mesmo assim obrigado pelo tutorial que eu gostei muito e agora eu posso usar e obrigado pela tentativa.


    Nossa faz 2 anos essa publicação espero que eu tenha atenção aqui kkk.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não sei se entendi direito, mas acho que temos um tutorial aqui que te ajudará com isso, dá uma olhadinha lá. Espero ter ajudado!

      Link do Tutorial: http://suellencomn-fanfic1d.blogspot.com.br/2014/10/como-fazer-um-imagine-interativo-no.html

      Excluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. Primeiro quero agradecer por me ajudar tanto,foi o melhor tutorial.
    Mais quando eu achei que estava indo tudo bem notei que na hora de trocar o nome dos personagens pelo da leitora isso não estava acontecendo,o que será que não está funcionando ?

    ResponderExcluir