20 junho 2013

Dicas Para Escrever Fanfic: Parte 1.


Post atualizado em 02/05/15.

Oi vocês :) 

Viram o titulo da postagem? Então, hoje eu vim aqui para falar de uma coisa diferente.

Hoje cedo na escola uma amiga minha me perguntou: "O que é fanfic?", eu pensei em diversas coisas para responder à ela. Poderia ter dito que fanfics são histórias completamente ilusivas, que tiram toda a nossa vida social quando tem um bom enredo, e nos fazem passar o final de semana completo na frente do PC ate de madrugada, se roendo de curiosidade para saber o que acontece no próximo capitulo. Mas não, eu não disse. Apenas disse que eram historias fictícias criadas por fans.

Então a garota me perguntou o que era preciso para escrever uma historia legal. Particularmente, achei uma boa pergunta e, após passar um tempinho pensando sobre, acabei dando dicas à ela, e decidi que seria muito legal fazer um post dividido em algumas partes sobre isso, quem sabe eu consiga ajudar alguém.

Hoje postarei cinco dicas mas com o decorrer da semana postarei mais, diversas dicas, como dicas de escrita, dicas para ajudar na sua ideia, e no final postarei um tutorial para quem quer criar uma fic interativa mas não sabe scriptar.  

Vamos la então :)



1. ESQUEÇA completamente aquela mesma historia irritante de sempre. Aquela em que a personagem principal vai fazer intercambio em Londres, e, por um 'milagre do destino' ela acaba encontrando o ídolo dela e ele se apaixona perdidamente por ela logo à primeira vista.


Eu posso estar errada, mas eu não acho que exista amor a primeira vista. Peço desculpas à quem pensa o contrário. 

Uma coisa que todas as fanfics desse gênero tem em comum é: A garota não faz nada alem de ficar pensando 28 horas e meia por dia no principal, sem falar que depois de um tempo, as autoras simplesmente esquecem o propósito pelo qual ela esta lá: O intercambio, e do nada, esquecem que a garota tem que estudar, e começam a se focar apenas em fazer a principal e o principal brigarem apenas por motivos estupidamente estúpidos. Tudo isso para arrumar um misero conflito na fanfic.

Então se você pretende escrever uma fanfic desse tipo, vá em frente, só tome muito cuidado com o roteiro. Mas saiba que isso já esta fora de moda e PRATICAMENTE todo mundo já cansou dessa mesma historia clichê de sempre. Inovem bichas!

2. "Su, eu adoraria escrever uma fic, porém não consigo ter criatividade suficiente para formular algo que eu acredite que vá "prender a atenção" de alguém."


Amiga, venha cá! Me da um abraco, encosta sua cabecinha no meu ombro e chora. Você não é a unica. Eu mesma chego a praticamente me descabelar quando acontece. Mas, não desista, isso tem solução!

Sabe aquela musica que você tanto ama e nunca se quer parou para ler a tradução dela? Então veja! Veja a tradução dela, escolha uma frase que lhe agrade, alguma ideia praticamente virá em sua mente. Se não der certo, leia e releia de novo, ate conseguir. Ou se aquela música não for boa o suficiente à ponto de lhe trazer inspiração, busque outra.

Caso não dê certo, minha querida, você não é como eu e não funciona a base de musicas para ter criatividade. Porém, nem tudo está perdido!

Filmes... Sabe aquele filme que você tanto adora e nunca achou que ele fosse servir para nada? Assista-o! Quem sabe ele pode lhe ajudar. Se for de romance melhor ainda; as frases de filmes de romance sempre me ajudam a formular nem que seja um misero capitulo. Se ainda não der certo, não se desespere.

Se você quiser escrever uma fanfic do gênero romance, coloque aquela musica depressiva, entre no tumblr, procure por aquelas frases depressivas e ache a que lhe agrade mais. 

Ou apenas dê um tempo. Relaxe, tome um banho frio para esfriar a cabeça, saia da frente do computador um pouco e viva experiências. Escreva sobre elas depois. Não cobre muito de você, as melhores ideias virão quando você menos esperar.

Você pode ser diferente de mim e não funcionar a base de nenhuma dessas coisas, cada pessoa tem sua fonte de inspiração, mas uma coisa eu lhe digo: Se você quer escrever e não consegue formular uma ideia, tente seguir essas dicas acima.


3. O que fazer quando temos ideias ótimas mas simplesmente não conseguímos escrevê-las de uma forma que nos agrade?


Em primeiro lugar: quando você for escrever a sua fic, escreva aquilo que VOCÊ queira ler. Escreva aquilo que lhe agrade, e se você gostar do resultado, invista nisso. Se você gostou, com certeza outras pessoas gostarão. É uma questão de confiança.

Em segundo lugar: se liberte, bicha! Liberte sua mente. Não tenha medo de escrever o que você pensa.

Se você escreveu e não lhe agradou, apague, escreva novamente de uma forma diferente. Se não der certo, mesmo assim, reescreva. Faça isso ate chegar à um resultado que lhe agrade.

Lembre-se: Sempre escreva aquilo que você queira ler!


Quarta: "Sou daquelas que adoro romances, desde que eles não sejam clichê como faço para não deixar minha fic muito clichê?"



Fala serio! Todo mundo já leu aquela fanfic PERFEITA nos primeiros capítulos e depois ao decorrer da historia ela foi ficando completamente doce, cheia de glicose e mimimi. Tão 'doce' que você quase pegou diabetes.

Isso ocorre muito naquelas fanfics em que os principais se odeia e brigam por tudo. Até que um dia, por magia da fada do dente e dos unicórnios coloridos que vomitam glitter, acabam se beijando, e, por obra do destino TODO O ÓDIO SOME, dando lugar à dois personagens extremamente chatos que não param de pensar um no outro, quando finalmente admitem que se gostam e várias coisas começam a acontecer para separa-los.

Até ai você acha a fanfic perfeita, e torce para eles ficarem juntos logo, mas quando eles finalmente ficam juntos, a historia se torna clichê pra caralho e você enjoa de ler... Isso é horrível! Eu odeio quando eu estou lendo uma historia tão boa e acabo simplesmente perdendo o interesse quando chega na parte que eu mais esperei.

Maaaas, eu também sou chegada em um bom romance que não envolva ódio logo de cara, daqueles que são tão clichês, mas tãããão bem escritos que da ate vontade de chorar.

Mas a questão é: como escrever uma fanfic de romance sem torna-la clichê?

É simples! Se os personagens possuem um ódio mortal um pelo outro, não saia fazendo-os brigar por qualquer coisinha, não faça-os sentir ódio sem motivo real. Tenho certeza que seus personagens não são crianças para terem um comportamento como tal.

Por exemplo: quando escrevo alguma fic em que os personagens são 'inimigos', procuro demonstrar ao decorrer da historia por meio de alguns flashback's as razoes pela qual existe tanto ódio entre ambos.

Quando quiser finalmente juntar o casal, não saia escrevendo a primeira besteira que vier em sua cabeça. Formule a ideia; escreva e reescreva ela ate ficar de uma forma que lhe agrade. E quando isso vier a acontecer, não saia fazendo qualquer coisinha interferir no relacionamento deles.
Quando eles por fim conseguirem ficar juntos, não torne os personagens melosos. Claro que algumas vezes isso é bom, mas em outras, são péssimas, pois eu conheço muitas fanfics ótimas e que quando os personagens resolvem ficar juntos as autoras acabam estragando tudo.

OBS: não mude os personagens de uma hora para outra. Faça as mudanças acontecerem aos poucos , de uma forma lenta para que os leitores possam descobrir por si só que as coisas estão mudando.

OBS²: NÃO FAÇAM SEUS PERSONAGENS TRANSAREM TODO INSTANTE! Eles são apenas personagens, não uma máquina de sexo.

5. Você acaba de escrever uma fanfic completamente ótima, que agradou varias pessoas e tudo mais, quando começa a ter ideia para uma segunda parte ou segunda temporada –, mas esta insegura em relação a isso. O que fazer?

Eu costumo dizer assim para mim mesma quando eu termino uma fanfic: "Se o final foi feliz, se tudo foi esclarecido, se nada foi deixado em branco, fique no seu canto e não interfira na vida deles!"

Então amiga, se o final de sua fanfic foi feliz, se tudo foi esclarecido, nada passou em branco, não interfira na vida dos coitados. Deixem-os serem felizes para todo o sempre.

Mas, se você acha que deve fazer uma segunda parte, tome muito cuidado com o que escreve. Muitas autoras acabam estragando a fanfic na segunda parte. Eu por exemplo sou uma delas. Nunca mais farei segunda parte de uma fanfic, a não ser que algumas coisas não fiquem esclarecidas na primeira.

Mas se o seu final nao foi feliz, e muitas coisas ficaram sem ser resolvidas, invista na ideia de uma segunda parte! Porem tenha certeza do que esta escrevendo, escreva com cautela. Não saia despejando as primeiras palavras que você tem em mente, pois se sua fanfic foi boa na primeira parte, tente fazê-la melhor ainda na segunda. Então se você quer escrever uma segunda parte, tenha o dobro de cuidado que você teve na primeira.

Então amores, por hoje é isso! Esse post ta mega grande, eu sei. Prometo que postarei a segunda parte ainda essa semana.
Espero ter ajudado alguém com as minhas dicas. Tirem duvidas sobre o que quiserem, podem fazer perguntas, pedir alguma dica, eu responderei na segunda parte. 
Beijos, até mais.

25 comentários:

  1. Adorei!! sabe, eu sempre pensava como deveria ser divertido escrever uma fanfic, mas eu nunca cogitei a ideia porque nunca soube como escrever uma boa de verdade! adorei as dicas, e espero poder usá-las algum dia
    Vick xx

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sério? Poxa,nunca chegou a tentar? Aposto que você sabe sim como escrever uma boa de verdade. É só tentar!
      Xoxo,honey!

      Excluir
  2. Cara você me ajudou bastante! Estou começando a escrever uma fanfic. Tambem não gosto de coisas cliche shauhsuahsuhas mais um romance que não seja tao meloso aguente :D Caah xx

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sério? Fico muito feliz em saber que ajudei kk'
      Clichês são massantes. Confesso que algumas fanfics clichês me dão nojo e dor de cabeça de ler asfhdufh
      Romances melosos (na medida certa) são vida asdhasud
      Xoxo,honey.

      Excluir
  3. Que tal fazer um post de como descrever um beijo em uma fic? Tenho dificuldade nisso. :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Confesso que eu também tenho dificuldade com toda essa parte do beijo e tals.
      Apesar de eu ter mais de 20 fanfics já escritas,sempre fico nervosa quando vou escrever "o beijo". Principalmente o primeiro beijo,
      Não há uma boa explicação para isso -não em meu ponto de vista,mas tente-se colocar no lugar da personagem (ou do personagem),e tente descrever todas as possíveis sensações que seriam sentidas por você se você fosse o personagem.
      Descreva o que você sentiria!
      Acho que isso deve ajudar ;)

      Excluir
  4. O meu problema é msm na escrita. Eu tenho ideias mas só sai para o papel dependendo do meu humor! Sou capaz de fazer um cap bom e com imenso texto, organizado e defenido mas o seguinte vai ficar horrivel! Eu só queria uma solução para isso!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,"anônimo"(wtf?kk')
      Juro que me identifiquei com seu comentário pois,escrevo coisas de acordo com meu humor.
      Quando estou de bom humor,crio um bom capítulo. Quando estou de mal humor,sai tudo ao contrário e fora de todo o contexto que eu realmente queria.
      Por isso,eu disse para se inspirarem em musicas.
      Quando eu estou de mal humor (o que é quase sempre kk'),eu procuro ouvir musicas animadas enquanto escrevo ou até mesmo algumas musicas calmas (tipo Lana Del Rey),isso me ajuda bastante,confesso.
      Não sei se contigo vai ajudar mas,tente ouvir uma musica calma (ou animada) enquanto escreve.
      Espero que dê certo! :)

      Excluir
  5. Você me ajudou bastante! Eu estou começando a escrever uma fanfic e já contei a história pra minhas amigas e elas amaram. Mas to muito insegura em relação a isso, acho que além delas ninguém vai gostar e que elas só falaram que gostaram, porque são minhas amigas e não querem me ver triste hahaha. Eu consigo fazer cada detalhe da história antes de dormir, e quando vou passar toda a história pro computador, acaba ficando uma merda e eu fecho tudo. Odeio isso. Não gosto de fanfic clichê e nem fanfic muito melosa, gosto de fanfic que tenha 'amor proibido', ação, aventura e etc. Muito obrigada pelas dicas!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tente sempre carregar com você um caderninho, assim você anota os detalhes e as ideias de novos capítulos e fica mais fácil pra lembrar e escrever a fic depois. E quando for escrever me mande o link, pq eu fiquei curiosa sobre tua fanfic :P
      - Castor

      Excluir
    2. Quando comecei a escrever,eu também tinha o mesmo problema. Pedia opinião para minhas amigas e elas diziam que gostavam mas,eu achava que era apenas para me agradar. Daí,percebi que eu mesma deveria gostar do que eu escrevia pois,se eu gostasse e estivesse segura de que aquilo para mim estava bom,para os outros também estaria. Então,tente-se convencer de que esta bom. Como eu disse,escreva o que VOCÊ gostaria de ler.
      Como a anna disse,tente carregar um caderno com você ou até mesmo escreva no bloco de anotações do celular (eu faço isso kk'). Anote suas ideias e detalhes. Vai ajudar. Sobre esse seu problema de achar que fica "uma merda" depois de digitado,tente digitar em um dia calmo. Esqueça dos problemas e de tudo o que te desanima. Foque-se apenas no que está escrevendo. Acho que resolve!
      Fico muito feliz em saber que te ajudei.
      Boa sorte com a fic,quando escrever,me mande o link,ok?

      Excluir
  6. Sempre gostei de escrever, mas nunca pensei em fazer fanfics. Agora que estou escrevendo a minha percebo o quão difícil e gratificante é. É como um desafio, agradar a si mesma. Me odeio por escrever coisas que acho que não ficou bom o suficiente - até porque sou muito perfeccionista - E me amo quando eu consigo fazer melhor do que eu esperava. Serio! Teve um capitulo da minha fic que eu gostei tanto, e quando estava terminando eu achei uma musica que se encaixava como um quebra-cabeças na cena que eu havia escrito, eu chorei ate botar o ponto final no cap. Tem vezes que a gente acha que a fanfic ta ficando uma merda e sua amiga falou aquilo só para ajudar. Você até se questiona se escreve realmente bem, ou se sua história não é um saco. Tem vezes que a gente trava por não ter mais ideias - ou tê-las e não conseguir escrever - Tenta construir um personagem mais complexo, com qualidades e defeitos. Fica igual uma louca lendo tudo quanto é tradução de música para ver se alguma te dá inspiração ou combina com a cena. Posta a história e fica esperando pelos comentários - e alguma das vezes eles nem vem - Fica sonhando em ser a protagonista da sua história. E o mais difícil de tudo: Fazer com que sua fanfic seja diferente, que ela faça a diferença. Muitas vezes não dá para fugir do clichê - mas eu amo clichê - E muitas vezes - muitas mesmo - você pensa em desistir de tudo, jogar tudo para o alto. Mas o seu amor é tão grande que simplesmente não dá!
    Resumindo: Escrever fanfics deixa qualquer um doido

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Confesso que me vi no seu comentário sfashdu tu disse tudo,kra!
      É realmente isso! É algo muito complexo mas,ao mesmo tempo,te faz feliz quando você vê os comentários e vê que estão realmente gostando. E os bloqueios mentais são a pior parte pois você não quer desistir mas,não sabe mais o que escrever.
      Qual sua fic? me mande o link pois quero ler! ashdsk
      Exatamente! Escrever fanfics deixa qualquer um doido safhasuf

      Excluir
    2. Voltei aqui no site só para ver se você havia respondido haha
      Finalmente achei uma pessoa que se identifica comigo heueheuehe
      Os bloqueios mentais são os piores. Digo isso porque eu estou vivendo um agora mesmo! Eu postava minha fic em um site mas resolvi tira-lá pois alem de ninguém ler - só minhas amigas kkk - Eu vou passa-lá para interativa - curte história do One Direction com seu nome? - Em breve ela vai para o site assim que sair o cap eu te mando o link, okay?

      Excluir
  7. Ótimas Dicas, vai me ajudar bastante !
    xx Su

    ResponderExcluir
  8. Aqui estou! Oi Su! Quanto tempo... depois de meses posso dizer que minha fic esta saindo como planejava, demorou para ajeitar mas valeu a pena. Agora posso chamá-la de minha. O link da minha fic é esse: http://alltimefics.com/fics/n/news/
    Depois dá uma passadinha por lá, adoraria saber o que você achou.
    Beijão!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi,amor.
      Sério? Uau,eu fico realmente muito feliz em saber que deu certo!
      Será uma honra ler sua ficou,vou começar ainda hoje.
      Eu nunca li fanfics no all time,da para comentar? Se der,prometo que vou deixar um comentario.
      Fico muito feliz por você,obrigada por me avisar,beijinhos <3

      Excluir
  9. Oi, oi. Tudo bem? Espero que sim, bom lá vai...
    Sério, o seu post meu deu auto-confiança que me faltava. Há dois anos atrás, quando descobri a magia dos livros e que comecei a gostar dos meninos, sentia uma grande vontade de me aventurar a escrever uma Fanfic. A minha primeira era, definitivamente, um lixo. Eu era aquele tipo de pessoa que escrevia usando gírias, me sinto envergonhada por dizer isso, mas tudo bem. A minha segunda foi ficando aceitável, meu vocabulário foi aumentando e o meu gosto pela escrita também, olha, segundo a minha amiga, eu escrevo bem, uso as palavras adequadamente, mas o meu único problema é que sou tão ansiosa para revelar as coisas que sempre acabo estragando a minha Fanfic de algum modo. Eu tinha uma inteira planejada, tudo certinho, mas a senhora espertalhona aqui, foi lá e estragou tudo. O pior foi excluir tudo o que eu tinha na minha mente, todas as coisas que eu tinha planejado para ela. Eu queria continuar a escreve-la, mas eu não consigo.
    O conselho sobre a letra da música e sobre os filmes, com toda a certeza, vão me ajudar imensamente a ter uma ideia e conseguir escrever.
    Obrigada mais uma vez.
    Gaby xx.

    P.s.: adorei o site ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, oi :)
      Oh, sério? Fico muito feliz em saber que o post foi útil para você.
      Nossa, acho que te entendo. Minha primeira fanfic foi um lixo total, tenho até vergonha de lembrar hahaa :x
      Sobre seu probleminha aí - sei que não pediu sugestão, mas se me permitir... Eu já passei por isso algumas vezes e a minha empolgação em contar logo as coisas acabava fazendo com que a fic se tornasse ruim e saísse fora da ideia inicial, isso ainda acontece, principalmente quando eu tenho uma ideia ótima e estou tão animada para escrever que acabo revelando tudo de uma vez. Foi então que eu descobri a solução para os meus problemas - TANAAAAN O.O -. Eu descobri que se eu anotasse todas as minhas ideias para a fic e depois colocasse-as em ordem, seria mais fácil, eu passaria a seguir o roteiro na hora de escrever e não acabaria trocando os eventos de ordem, apressando algo que eu gostaria que acontecesse mais lá pra frente. Acho que se você fizer isso vai ajudar bastante :)
      Muito obrigada pela visita e pelo comentário, espero que a minha sugestão sirva para algo haha'

      Excluir
  10. olá bem eu tenho varias ideias para fic's mais o meu grande problema é sempre com as falas ou o começo como posso resolver esse problema ? Obrigada!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá :)
      Em primeiro lugar: mil desculpas pela demora <3
      Então, eu sempre tenho complicações com os diálogos e não acredito que tenha uma solução para isso, acho que o mais plausível a se fazer seria imaginar toda a situação e o que você diria caso fosse você que estivesse ali, vivenciando tal cena. Ao menos é o que eu costumo fazer.
      Espero ter ajudado.

      Excluir
  11. Eu amei!!! meu ajudou muito!!! obrigado!! ti amoo!!! <3 *-* ;-)

    ResponderExcluir
  12. adorei, estou escrevendo minha segunda fic, porém sinto como se fosse a primeira, quero fazer com que o leitor se prenda nela, chore de risada. Porem tenho medo de apressar muito as coisas... Então fico naquele de vai ou nao vai? Fiz um mini trailer, descrição os personagens em um caderno com todas as minhas ideias e a história resumida. Porém sempre travo quando vou escrever... Tive um sonho que ficaria perfeito em um fic, que no caso é a minha primeira, mais sinto que nao ficou tão legal. Não desisti dela e atualizo com novos caps sempre. Mas quero fazer diferente nessa nova... Obrigada <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá :)
      Sei que não pediu por minha opinião, mas em relação ao seu problema de "travar" quando vai escrever, acredito que você deva tentar mesmo assim. Mesmo que não tenha inspiração ou não encontre as palavras certas, acho que você deva escrever mesmo assim pois uma hora a inspiração vai chegar e, caso você não tenha gostado do capítulo que escreveu, pode reescrevê-lo. Fazer isso seria também uma de praticar sua escrita e até mesmo de reconhecer o que você não deve escrever.

      Boa sorte.
      Espero ter ajudado!

      Excluir