03 fevereiro 2015

Dicas para escrever fanfics 2.0 By Castor


(imagem e música pra vocês TUTS TUTS)
OOOHOOOII PESSOAS \\o/// Como é que vocês estão? Tão todas bem? De férias ainda ou já tão indo pra prisão? DIGO, DIGO, escola? Eu to de férias ainda  EUHEUEHUEH MAS ENFIM, eu sei o que você vão pensar: "MAIS DICAS?? MAS JÁ TEM DICAS PRA ESCREVER FICS AQUI!", eu sei, jovens, mas é que recentemente eu visitei um blog que pediu em um dos comentários para nós visitarmos e lermos suas fanfics, e como eu sou uma pessoa muito legal, visitei o blog dela e li uma das fanfics, o problema é que eu sou um ser sincero e se eu vejo algum erro na fic da pessoa que possa prejudicar o desenvolvimento da fic, principalmente quando ela está começando a escrever, eu vou tentar ajudá-la, para que a autora da fic não cometa os mesmo erros que eu cometia quando comecei a escrever fanfics. "Mas pra que toda essa preocupação, Anna/Castor? É só uma fanfic...", sim, mas quando você escreve uma fanfic, você quer que as pessoas a leem, e para que as pessoas leem, sua fic precisa ser bem escrita.

As dicas que eu vou dar a seguir, são para te/lhes ajudar a desenvolver o enredo da sua fic, além de algumas ajudinhas gramaticais básicas, que todas as pessoas que escrevem devem saber. Lembrando que para escrever fanfics, você não precisa virar A(O) Professora(r) de Português, só precisa saber como e quando usá-los. BORA PRA DICAS, JÁ FALEI DEMAIS AQUI! ESSE POST VAI SER LOOOOOOONGO....


1ª Dica: Mas/Mais

Eu sei que é chato isso, sim eu sei, mas é preciso saber diferenciar os dois porque, se você usá-los de forma errada, ou inadequada, pode confundir a cabeça dos seus leitores.

Mas: É usado no sentindo de oposição, ou seja, o contrário daquilo que foi dito. Ele é usado também para substituir palavras como: contudo, portanto, entretanto, etc. Por exemplo:

"Chamei Gustavo para sair, mas ele não estava disposto"

Entenderam? Sentiram a oposição no mas? Uma dica que eu dou pra vocês saberem quando usá-la, é que sempre antes desse mas, vai ter uma vírgula, eu uso essa dica e até hoje nenhum professor falou o contrário quanto a isso... 

Mais: É usado quando algo em sua história aumenta, tanto de quantidade, altura, tempo... Eu sei que quando falamos em voz alta o mas sai mais, mas isso é apenas pronúncia, e está certo contanto que a outra pessoa entenda o que você está falando. Mas na escrita isso muda, como eu disse, não saber diferenciar mas e mais, confunde a cabeça dos seus leitores. Exemplo:

Errado: "Minha mãe pediu para que eu fosse pra padaria comprar pão mais mudou de ideia..."
Certo: "Minha mãe pediu para que eu fosse à padaria comprar pão, mas mudou de ideia..."

Perceberam? Na frase errada, o mais dá a impressão de que a mãe da pessoa iria pedir mais alguma coisa. MAIS=QUANTIDADE. E é por isso que confunde.

Exemplo do mais:

"Fui à feira comprar mais frutas e verduras."
"Fui à prefeitura, estava fechado, então voltei mais tarde."
"Aquele buraco está cada vez mais profundo!"

2ª Dica: Sinais de pontuação

É MUITO IMPORTANTE SINAIS DE PONTUAÇÃO! Grava isso na cabeça, principalmente ponto final e travessão, assim como vírgulas, ponto de exclamação e interrogação, ponto e vírgula e dois pontos. Acho que todos os sinais que eu citei são os mais usados nas fanfics, nem sei se tem mais sinais... Enfim, eles são extremamente importantes, porque, assim como o mas e o mais, se não forem usados corretamente podem confundir a cabeça dos leitores. Eu vou explicar brevemente cada um dos sinais que eu citei.

Ponto Final: Usado no final das frases, não importa se a frase ainda estiver no meio do parágrafo ou no final, acabou a frase, o ponto final deve ser colocado. Exemplo:

"A gritaria da celestial era tão alta que podia ser ouvida nos demais campos do céu. Os quatro arcanjos ouviam e respondiam as grosserias dela calmamente, sabiam que eram mais poderosos. Fato que a Ishim também sabia."

Travessão: Usado em início de diálogos e para destacar algo não tão importante ou explicativas no meio do diálogo ou no meio do parágrafo. Exemplo:

" Não fomos nós que ordenamos, Ishim, são ordens dadas a nós pelo próprio Deus. Disse Rafael, o arcanjo da cura, esse tinha a pele negra e os cabelos raspados. Se localizava no 2º trono ao lado esquerdo de Miguel."

O travessão pode substituir a vírgula e os parênteses, já que esses também tem a função de destacar explicações no meio da frase.

Vírgulas: Serve para separar elementos, separar explicações no meio de uma frase, separar o lugar o tempo, modo ou lugar no início de uma frase, separar orações independentes e conjunções adversativas. Exemplos:

Separar elementos: 
"Trouxe comigo papéis, pincéis, lápis, borrachas, tintas e canetas. Já podemos começar a obra!"

Separar Explicações: 
"Miguel assentiu com a cabeça dando dois tapinhas no ombro do Arcanjo da Cura e saindo do salão logo em seguida, o Primeiro Arcanjo tinha tarefas a fazer, uma delas era anunciar a morte de Aaliyah e o nascimento de Agatha."

Separar tempo, modo, lugar no início da frase: 
"Lá fora, Eric a esperava com um buquê de rosas vermelhas."
"Semanas atrás, Lissy nunca imaginaria aonde estaria prestes à se meter."
"Estranhando sua expressão, ela continuou seu discurso"

Separar orações independentes:
"Olhou para o frasco, pendurou no pescoço e caminhou até a imensa porta do salão. Antes de fechar a mesma olhou para o teto, os tronos, as paredes e seus detalhes, mais um suspiro, fechou a porta. Nunca mais foi visto."

Separar conjunções adversativas:
"Ele se sentia triste, mas não demonstrava isso..."

Ponto de Interrogação e Exclamação:

Interrogação: "O que pensa que está fazendo?" (perguntas)
Exclamação: "Porra, que susto!" (ação surpreendente, inesperada, e outras, tudo que for... Escandaloso)

Dois pontos: Usa-se para alguma observação ou citação no meio da frase. Exemplo:

"Antes de ir ela disse: Você será aquele amor inesquecível em que todos nós teremos ou tivemos um dia..."
"Observação: Preaquecer o forno por 5 minutos de antecedência."


Dicas para sua história:

3ª Dica: Enrole no enredo!


Eu não sei se sou a melhor pessoa para falar sobre isso, mas como eu leio/lia bastante fanfics, consigo ver o que incomoda no capítulo. E uma dessas coisas é a falta de conteúdo no capítulo. Tipo, o capítulo inteiro tem apenas diálogos e ao invés de diálogos interessantes e envolventes, são extremamente curtos e sem graça, fora que não diz nada sobre a história, não nos instrui sobre o que está acontecendo ou sobre o que o protagonista está pensando. Por exemplo:

Jennifer vai para escola. Lá ela encontra uma menina chorando e vai lá falar com ela.
Jennifer: O que aconteceu?
XX: Não quero falar sobre isso.
Jennifer: Qual seu nome?
XX: Não interessa!
Jennifer: Tudo bem então! Fique aí sofrendo!

Jennifer vai embora para sua sala e deixa a menina. O dia passa rápido e ela vai embora pra casa.
XX: Ei! Jennifer!
Jennifer: O que você quer, Niall??
Niall: Nada, só queria conversar...
Jennifer: Não quero conversar, me deixa!
Niall: Tá!

Niall vai embora. Ela chega em casa e vai direto pra cama.

FIM DO CAPÍTULO

Viu? CADÊ A EMOÇÃO?? CADÊ O DRAMA?? PORRA, O DIA SE PASSOU EM 5 MINUTOS?? E ESSE "TÁ!" DO NIALL??? Esse "Tá!", é o que mais me irrita, sério, "Tá!", responde direito, caralho! Se eu falar uma coisa pra alguém e ela me responder com "Tá!", meto um soco na cara do infeliz. "AAaah, Anna, mas ele não tinha mais nada pra falar!", então não coloque essa última frase. Faça um parágrafo dizendo que ele respondeu um simples "Tudo bem..." e foi embora cabisbaixo. E aonde ela mora? Como é o bairro dela? Ela mora sozinha? Ela tem pais? Ela gosta do Niall? Você, autora, não é a narradora? Então por que não está narrando? Detalhes são importantes, só precisa tomar cuidado para não exagerar. É fácil, sério, descreva o quarto dela, descreva a escola dela, diga o que ela está sentindo, quais são os desejos mais profundos dela. Faça que os seus leitores se envolvam com a personagem!

4ª Dica: FANFICS +18!

POR FAVOR! NÃO APELE PARA FANFICS +18 SÓ PRA GANHAR LEITORES! Perdi a conta de quantas vezes eu encontrei uma fanfics, com mais de 200 favoritos só porque ela era "hot", o pior é que ela era HORRÍVEL! A escrita era péssima e a história muito nada a ver! Credo, vocês acreditam que tem gente que apela até pro INCESTO?? Incesto é um assunto delicado e não muito confortável de se falar, para quem não sabe, Incesto significa relação amorosa entre parentes: primo transando com primo, mãe transando com filho, sexo entre irmãos, relacionamento entre vô e neta e assim vai. Incesto, para mim, é uma coisa doentia, nada contra quem gosta, mas slá, acho que eu não gostaria de transar com a minha irmã ou com o meu pai...

"Eles tiraram a roupa, e ela pôde ver aquele MEMBRO volumoso e excitante, a cabeça do pênis era rosadinha, o pênis em si era grosso e veiudo. Ele a viu completamente nua, seu sexo era bem raspadinha, a pele bem lisinha e macia, uma delícia! E agora, meu leitor quase morre de tanto vomitar..."

SÉRIO! PARA! PAROOOU! NÃO PRECISO SABER SE O PINTO DO HARRY OU DO JUSTIN BIEBER TEM A CABEÇA ROSA! NÃO PRECISO! Coisa feia ficar descrevendo o órgão sexual do protagonista, sem falar que é nojento! "Ai, parece que nunca viu um pênis na vida!", já vi um pênis e ele não é um órgão muito bonito, portanto, imaginá-lo nessas condições não é uma coisa muito confortável de se fazer e a ppk da protagonista não precisa ser descrita também, seus leitores não são obrigados. Qual é o problema de escrever uma fanfic romântica simplesinha de classificação +10? Quando for começar uma fanfic, pense nisso antes de escrever sua fic, okay?

5ª Dica: Busque referências sobre o gênero da sua fanfic!

Não façam como o livro Fallen e falam besteiras sobre o gênero da sua fanfic ou história, por favor! "MAS O QUE CARALHOS, FALLEN TEM HAVER COM ISSO, SUA SUSSURRADA???", entenda, não estou querendo slá, ofender ninguém que goste da saga, MAS É QUE OS ANJOS CAÍDOS DAQUELE LIVRO SÃO UMA MERDA, CARA! Você sabem o que anjos caídos são, certo? Se não sabem eu digo: DEMÔNIOS! Logo, eles não vão ter um puta par asas braaancas, brilhoooosas, liiiiindas, coloridas, cegantes de tão maravilhosas. NÃO! Eles são demônios, logo, se tiverem asas vão ser as asas mais precárias que se pode imaginar! Não tentem inventar nada sobre um gênero que já tenha características fixas! Principalmente se for do gênero sobrenatural. Fica esquisito, ao invés disso, crie uma nova espécie dessa criatura, mas que não seja tão sem graça ou banal. Ou use as características que ele já tem, mudando uma coisa ou outra, MAS NÃO TUDO!

Se sua fanfic for de romance, foque no romance, invente intrigas que possam emocionar seus leitores, porque é isso que esse gênero faz, emociona! Se sua fic for sobre guerra, foque um pouco mais na guerra, esqueça romance, ou faça-o aparecer em segundo plano, sabe? Deixe o romance nas entrelinhas. Se for terror/suspense foque no suspense/terror, mas sem exagerar e sem ser banal também! Senão seus leitores podem morrer de medo ou de tédio, uma dica que eu dou sobre esse gênero é que crie uma situação de quebra-cabeças, ou seja, mistérios! Se sua fic for sobre psicopatas, foque também no mistério, e por favor, não faça o psicopata fodão virar o romântico bundão, se sua fic for sobre psicopatas pesquise sobre psicopatas, você vai ver que NENHUM DELES se arrependeu daquilo que um dia fizeram, cada morte, cada assassinato, cada sequestro, eles não se arrependem! Podem até se apaixonar, mas com certeza não vai ser aquele romance tosco que muda ele do nada, ele vai se apaixonar num jeito psicopata, pode se ter essa certeza.

Eu vou deixar uma lista de livros/séries que eu vi/li e que podem servir como referências para vocês:

Livros:
Tristão & Isolda (Romance Medieval);
A Batalha do Apocalipse (Ação/Sobrenatural-esse livro é grande!);
Saga Filhos do Éden (Ação/Sobrenatural/Romance);
Saga Sussurro (Romance/Sobrenatural);
Saga Heróis do Olimpo (Aventura/Ação/Sobrenatural);
Battle Royale (Suspense/Terror/Ação-esse livro tem cenas bastante fortes!);
Saga Jogos Vorazes (Ação/Romance-nunca li, mas tenho vontade!)

Filmes:
Dead Silence (Terror);
The Pianist (Drama);
What If (Romance/Comédia);
Laranja Mecânica (Suspense/Drama);
Mentes Diabólicas (Suspense);
Amor e Outras Drogas (Romance/Comédia);
I, Frankenstein (Sobrenatural/Ação);
Drácula 2000 (Terror/Suspense/Romance/Sobrenatural);
Amor e Sanduíches (Romance/Comédia);
Annabelle (Terror);
Daydream Nation (Romance);
This is The End (Comédia);
Bad Boys (Ação/Comédia).

E eu acho que tá bom... Taí a lista! skkasdfsdfkglsg Pquena não? Enfim, gostaria de agradecer à você que leu TUUUUUUUUUDO isso e chegou ao fim do post, parabéns. sério, você realmente deve estar precisando de algumas dicas... DE NADA! E eu gostaria de pedir desculpas por fazer esse post enoooorme, me desculpa mesmo, pensei que não iria ser tão grande, mas enfim. Se você gostou das dicas deixe nos comentários, se eu errei em alguma coisa comente, sugestões e críticas também são bem vindas! E deixe também suas dicas nos comentários, eu erro bastante também... Quero algumas dicas lsdjflskfg E é isso, pessoas, espero que tenham gostado e até em breve!


2 comentários:

  1. Eu necessito de sua ajuda, eu quero escrever uma fic "hot", mas não sei direito como fazer aquelas cenas, sabe? Você poderia dar algumas dicas? Eu agradeço e MUITO. Eu cansei de fazer aquelas fanfics +10, quero variar, nem que seja um poco

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então jovem, eu não tenho muita experiências com essas coisa .___. MAS eu conheço um blog que dava dicas sobre esse tema:

      É esse aqui: Clube das Autoras, elas dão bastante dicas e até alguns vídeos...

      Espero ter ajudado, jovem e boa sorte!

      Excluir